Gugu Liberato enfrentou um aneurisma cerebral na artéria do cérebro, com meninges envolvidas, diagnosticado por meio de exames de imagem, tendo fatores de risco como causa.
Segundo informações, dona Maria do Céu Liberato contou em entrevista que o filho Gugu Liberato convivia com aneurisma cerebral, uma doença que ocorre quando há uma dilatação anormal de uma artéria no cérebro, e pode se romper, causando danos graves.
Além disso, dona Maria do Céu Liberato revelou que o filho solia apresentar sintomas como doença e dor de cabeça, mas escolheu não revelar o diagnóstico para a equipe do programa e para o público, mantendo a informação em sigilo.
Mistérios do Cérebro: Aneurisma Cerebral, Uma Doença Silenciosa e Grave
Conversamos com os neurocirurgiões Guilherme Rossoni e Saul Dalla para esclarecer os principais pontos sobre a doença. Segundo Rossoni, o aneurisma cerebral é causado por uma fraqueza na parede de uma artéria no cérebro, que cria uma espécie de bolha que pode crescer e correr o risco de estourar, causando um Acidente Vascular Cerebral grave no paciente. ‘É como um buraco na parede de uma artéria, que pode se expandir e causar uma hemorragia no cérebro’, explicou Rossoni.
Quando um aneurisma cerebral se rompe, o sangue se espalha em volta do cérebro, numa região chamada de meninges, provocando uma hemorragia que pode ser muito grave’, destacou Rossoni. Notícias relacionadas, como a do caso da modelo Ana Hickmann, quebrando silêncio sobre derrota para ex-marido na Justiça: ‘Tiro no pé’, mostram que nem sempre é possível antecipar a ocorrência da doença.
Sintomas do Aneurisma Cerebral
Segundo Dalla, muitas vezes o diagnóstico pode passar despercebido pois o aneurisma é uma doença silenciosa. ‘Em casos raros, ele pode causar dor de cabeça leve ou alterações nos nervos cranianos, como problemas na visão, dependendo de sua localização e tamanho,’ explicou. No entanto, o sintoma mais clássico ocorre quando ele se rompe: uma dor de cabeça súbita e extremamente intensa, frequentemente descrita como ‘a pior dor de cabeça da vida’, disse.
Ele também pode causar convulsões, perda de consciência, vômitos ou desmaios. O aneurisma cerebral pode ser detectado antes da ruptura por meio de exames de imagem, como angiografia cerebral, tomografia ou ressonância magnética, muitas vezes realizados por outros motivos’, destacou Dalla.
Viver com o Aneurisma
De acordo com Rossoni, sim, é possível viver normalmente com o aneurisma. ‘Muitas pessoas têm aneurismas pequenos e nunca chegam a saber disso porque eles não causam nenhum problema’, disse o médico. ‘Algumas pessoas passam a vida inteira com ele, especialmente se cuidam da saúde e evitam fatores de risco, como pressão alta, cigarro ou consumo excessivo de álcool’, destacou.
Às vezes, mesmo que o aneurisma não tenha se rompido, o médico pode recomendar um tratamento preventivo, especialmente se ele for grande ou estiver em uma área mais delicada. ‘Não pode bater, pois se bater estoura’, disse dona Maria, mãe do paciente diagnosticado com aneurisma cerebral.
Fatores de Risco
Segundo Dalla, um trauma pode de fato causar a explosão do aneurisma, mas esse não costuma ser o motivo principal. ‘O que mais comumente provoca o rompimento de um aneurisma não é um trauma, mas sim um pico de pressão arterial’, explicou. ‘Esses picos podem ser desencadeados por situações como hipertensão descontrolada, esforço físico excessivo, ou até estresse emocional’, disse.
Outros fatores que aumentam o risco de ruptura incluem tabagismo, diabetes, colesterol alto, e outras condições que afetam os vasos sanguíneos. ‘Quando isso acontece, o aneurisma se rompe de dentro para fora, causando um Acidente Vascular Cerebral hemorrágico’, destacou Dalla.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo