Estados Unidos superou China como principal comercial parceira de Alemanha no 1º trimestre de 2023, ameaçando ocidental-asiático relações com declínio em importações/exportações, especialmente em automóveis e bens importados. (145 caracteres)
Os Estados Unidos superaram a China como principal parceiro comercial da Alemanha no início deste ano, em meio a tensões geopolíticas que afetam as relações dos países ocidentais com a China.
Essa mudança reflete a dinâmica em constante evolução das relações comerciais globais, com os Estados Unidos emergindo como um importante player na economia alemã, enquanto a nação asiática busca fortalecer suas parcerias em diferentes regiões do mundo.
China: Uma Nação Asiática em Destaque no Comércio Internacional
O volume do comércio exterior, que compreende tanto as exportações quanto as importações, entre a Alemanha e a China totalizou 60,0 bilhões de euros, segundo dados da agência de estatísticas alemã Destatis, divulgados nesta sexta-feira, 17. Os volumes de comércio com os EUA somaram 63,2 bilhões de euros.
China e Alemanha: Parceiros Comerciais no Primeiro Trimestre de 2023
A China foi o principal parceiro comercial da Alemanha tanto no primeiro trimestre do ano passado quanto em todo o ano de 2023. Sua queda no ranking foi impulsionada por um declínio de 12% no ano nas importações. As exportações para a China também caíram 1,1%, com as exportações de automóveis caindo 6,8% no ano, de acordo com a Destatis.
China e Alemanha: Relação Comercial em Evolução
Ainda assim, a China liderou o caminho em termos de importações para a Alemanha, com cerca de 11% do total de 331,2 bilhões de euros em bens importados, segundo os dados. Um quarto de todos os carros elétricos importados veio da China, segundo a Destatis. Isso ocorre depois que o governo Biden anunciou esta semana uma tarifa de 100% sobre os carros elétricos fabricados na China para os EUA.
China e Alemanha: Parceria Estratégica no Comércio Internacional
Em um contexto global de mudanças e desafios, a China se destaca como um dos principais parceiros comerciais da Alemanha. Com um histórico de intercâmbio econômico significativo, as relações entre essas nações asiática e europeia continuam a moldar o cenário comercial internacional. A importância da China como destino e origem de importações e exportações para a Alemanha é evidente, refletindo a dinâmica do comércio global nos últimos anos.
Fonte: © TNH1
Comentários sobre este artigo