Fluminense tem queda nas possibilidades de permanência na Série A após terceiro jogo sem vencer. Grêmio x Juventude é confronto importante para se afastar do Z-4 na próxima rodada estatístico, com expectativa de melhorar a produtividade ofensiva em jogos difíceis.
Com uma nova vitória, o Palmeiras retoma seu caminho no Campeonato Brasileirão, após um momento de desânimo com os empates e derrotas consecutivas. A equipe alviverde encerrou sua sequência negativa com o triunfo em casa contra o Grêmio na 33ª rodada do torneio, recuperando seu ritmo e se aproximando do Botafogo, que lidera o Brasileirão.
Essa vitória trouxe um alívio, pois os resultados anteriores foram decepcionantes. Em ambas as partidas, os alviverdes não conseguiam converter suas oportunidades em gols, o que os afastava cada vez mais do Brasileirão. O Palmeiras, no entanto, recuperou o rumo e melhorou suas possibilidades de conquistar o título, aumentando suas chances de 17,64% para 28,45%. Com essa nova vitória, o Campeonato se torna mais emocionante, e o Palmeiras vai buscar mais pontos para se aproximar ainda mais da liderança.
Ultimos confrontos marcam a luta pelo Campeonato Brasileiro
Faltam apenas cinco partidas para o término do Campeonato Brasileiro, mas ainda há uma oportunidade para o atual campeão brasileiro fazer uma boa campanha e conquistar mais um título. O atual líder, Botafogo, teve um tropeço inesperado no último jogo, quando empatou sem gols contra o Cuiabá, no Rio. Isso fez com que as suas chances de ficar com o título caíssem de 78,48% para 65,52%.
Desafios para líderes e outros classificados
A próxima rodada começa após a Data Fifa, em 20 de novembro, e os dois primeiros colocados, Botafogo e Palmeiras, terão jogos difíceis. O Botafogo enfrentará o Atlético-MG, na Arena MRV, e alguns dias depois, na final da Libertadores. O Palmeiras, por sua vez, jogará contra o Bahia, em Salvador. O Fortaleza, que está em terceiro lugar, tem uma boa pontuação e está apenas cinco pontos atrás do líder. Sua subida na projeção do título foi pequena, de 1,99% para 3,57%.
Modelo estatístico projeta chances de permanência
Os chances são determinadas por modelos estatísticos aplicados pelo economista Bruno Imaizumi sobre microdados coletados pela equipe do Espião Estatístico desde 2013. Foram analisadas as características de todas as finalizações e resultados de 4.507 jogos de Campeonatos Brasileiros que servem de parâmetro para medir a produtividade atual das equipes no ataque e na defesa a partir da métrica de expectativa de gol (xG). Esse modelo projeta as chances de permanência de cada equipe na Série A, considerando fatores como desempenhos ofensivos e defensivos.
Simulador ajuda a entender a probabilidade de cada resultado
Por exemplo, se uma equipe com desempenhos ofensivos e defensivos apenas medianos for visitante no segundo turno contra adversários que estejam com as melhores performances mandantes, as chances desse visitante vencer são menores do que de um time eficiente e de alta produtividade ofensiva que tem agendados confrontos contra adversários que, neste momento, estejam com os piores desempenhos caseiros. Além disso, conforme novos jogos são disputados, os potenciais futuros mudam, rodada a rodada.
Fortaleza e Fluminense lutam para evitar rebaixamento
O Fluminense está em terceiro lugar e tem apenas um ponto à frente do primeiro integrante do Z-4, o Bragantino. A equipe tricolor piorou sua projeção de permanência na Série A de 82,64% para 76,97%. Sua próxima partida será contra o Fortaleza, em um duelo que será difícil de vencer, mas que pode ser crucial para o resultado final da competição.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo