Após primeira tentativa de arrepio negada, bolsonarista Luiz Carlos Bassetto Júnior fez nova reparação: primeira tentativa, arrepio, nova reparação, conselho, federal, OAB, queixa-de-crime, reparação, ofensa, política, reconciliação.
Após ter sua primeira tentativa de se redimir negada, o bolsonarista Luiz Carlos Bassetto Júnior fez uma nova reparação para desagravar o ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal. O ofensor tinha insultado verbalmente o ministro no banheiro do aeroporto Juscelino Kubistchek, em Brasília, em 11 de janeiro do ano anterior.
A retirada da ofensa por parte de Luiz Carlos Bassetto Júnior foi vista como um gesto importante de reconciliação. O episódio serve como um retrato das tensões políticas presentes na sociedade atual, mostrando a necessidade de respeito mútuo mesmo entre pessoas com opiniões divergentes.
Primeira tentativa de arrependimento de Bassetto Júnior
A ação movida pelo Conselho Federal da OAB contra Luiz Carlos Bassetto Júnior ocorreu devido ao delito cometido no exercício de suas funções como advogado. O advogado Cristiano Zanin assumiu o cargo de ministro do Supremo em 2023. Agora, neste site, é possível encontrar o novo vídeo em que Bassetto Júnior pede desculpas. Ele se apresenta e afirma: ‘Espontânea e respeitosamente retrato-me e apresento minhas sinceras desculpas ao advogado Cristiano Zanin, atual ministro do STF.’
Tentativa de reparação e conselho de Bassetto Júnior
Nessa retratação, Bassetto Júnior declara de forma cabal, plena, inequívoca e consciente seu arrependimento. Ele reconhece que Cristiano Zanin não merece as palavras ofensivas proferidas anteriormente. Pelo contrário, é elogiado como um excelente advogado e competente ministro. Bassetto Júnior expressa arrependimento por todas as ofensas anteriores, sem mencioná-las, e pede desculpas sinceras.
Nova declaração de Bassetto Júnior e a queixa-de-crime
Por fim, Bassetto Júnior estende suas desculpas a toda a advocacia, reconhecendo que suas ações afetaram não apenas Zanin, mas toda a classe. Na queixa-crime contra o ofensor, os conselheiros federais da OAB Ulisses Rabaneda, Fernanda Tórtima e Alberto Toron desempenharam um papel crucial. Alberto Toron, ao comentar a retratação de Bassetto Júnior, destaca o significado simbólico do pedido de desculpas, apontando para a possibilidade de uma política de reconciliação no país.
Fonte: © Conjur
Comentários sobre este artigo