Inscrições para o Fies devem ser feitas até 15/03 via Portal Acesso Único. Vagas em instituições privadas para financiamento estudantil a baixa renda.
O prazo final para se inscrever no processo seletivo do primeiro semestre de 2024 do Fies é até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 15 de março, sexta-feira. Os candidatos devem realizar sua inscrição através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Não deixe para a última hora!
O Fundo de Financiamento Estudantil é uma importante iniciativa do governo que visa auxiliar estudantes a ingressarem no ensino superior. O prazo para concorrer a uma vaga nesse programa de financiamento é limitado, por isso é essencial ficar atento aos prazos. Aproveite essa oportunidade de investir em seu futuro e garantir uma educação de qualidade com o Fies.
Novidades no processo seletivo do Fies
Nessa edição, o Ministério da Educação (MEC) ofertará 67.301 vagas, para financiamento em 1.260 instituições privadas de ensino superior. Este ano, o MEC criou o Fies Social, que reserva, no mínimo, 50% das vagas do Fundo de Financiamento Estudantil para inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que possuem renda familiar per capita de até meio salário mínimo.
Para ter direito às vagas reservadas, é preciso ter feito a inscrição no CadÚnico até a data-limite de 10 de fevereiro de 2024. Resultado – O MEC divulgará a ordem de classificação e pré-seleção no dia 21 de março, em chamada única, no Portal Único de Acesso. Confira, abaixo, o cronograma completo: .
O resgate do papel social do Fies
Fies Social – A partir de 2024, com o Fies Social, o MEC visa retomar o papel social do Fundo de Financiamento Estudantil, uma vez que ele é destinado a atender às necessidades de estudantes de baixa renda.
Dessa forma, o Fundo cumpre um papel transformador na sociedade, ao oferecer melhores condições para a obtenção de financiamento no âmbito do Fies. O Fundo de Financiamento Estudantil, instituído pela Lei nº 10.260, de 2001, oferta vagas para financiamento de cursos de graduação em instituições não gratuitas participantes do Fundo, desde que tais cursos obtenham avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu)
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo