Tremor sem danos atinge Nova Jersey, a 80km de NY. Residentes sem preocupações. Autoridades monitoram situação. Presidente tuita sobre o ocorrido.
Um novo terremoto abalou a região de Nova York hoje, com magnitude de 4,3, causando preocupação entre os moradores locais. Em decorrência do terremoto, autoridades emitiram um alerta de tsunami para a costa, orientando as pessoas a procurarem locais seguros.
Apesar do tremor ter sido de menor intensidade, especialistas alertam para a possibilidade de novas réplicas nas próximas horas. A população foi instruída a ficar atenta e seguir todas as orientações de segurança em caso de emergência. É importante manter a calma diante de situações como essa e agir de forma rápida e eficiente.
Terremoto: Epicentro perto de Lebannon
O epicentro do terremoto ocorreu perto da cidade de Lebannon, situada no estado de Nova Jersey e a cerca de 60 quilômetros de Nova York. Além disso, o tremor também foi sentido nas cidades de Filadélfia e Boston, causando preocupação entre os residentes locais.
De acordo com informações do Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA (USGS), o terremoto ocorreu exatamente às 10h28 no horário local (11h28 no horário de Brasília), com uma profundidade de 5 quilômetros abaixo da superfície. Essa profundidade, considerada muito baixa, pode aumentar a intensidade do tremor e causar maiores danos.
Situação atual e preocupação das autoridades
Até a última atualização disponível, não havia registro de danos físicos ou vítimas causados pelo terremoto, conforme informado pelo Corpo de Bombeiros de Nova York. No entanto, os pousos e decolagens no aeroporto de Newnark, em Nova York, foram temporariamente suspensos, enquanto o Aeroporto John F. Kennedy retomou as atividades após uma breve interrupção.
A governadora de Nova York, Kathy Hochul, demonstrou preocupação com o risco de possíveis réplicas e afirmou que as autoridades locais estão levando a situação do terremoto muito a sério. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, também foi informado do episódio e está monitorando os possíveis impactos decorrentes do ocorrido.
Segurança e monitoramento após o terremoto
O porta-voz do prefeito de Nova York, Eric Adams, mencionou que, apesar de não haver relatos imediatos de danos significativos, as autoridades continuam avaliando os possíveis impactos do terremoto na região. Enquanto isso, o Empire State Building, famoso edifício da cidade, brincou em sua conta de Twitter, afirmando que estava tudo bem após o tremor.
Segundo a USGS, que é responsável pelo monitoramento de terremotos nos Estados Unidos e em todo o mundo, embora não seja incomum ocorrerem tremores em Nova York, a magnitude registrada neste evento é considerada rara. Moradores do bairro do Brooklyn relataram sentir os prédios tremerem e ouvir um barulho semelhante a uma explosão, evidenciando a intensidade do terremoto.
VEJA MAIS:
- IMPACTO LEVE: A mesa literalmente tremeu, diz correspondente
- VÍDEO: Terremoto de Nova York é sentido durante sessão do Conselho de Segurança da ONU para discutir Oriente Médio
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo