Relatos de assédio e importunação sexual vieram à tona em setembro, envolvendo violência, importunação sexual, estágios vulneráveis e desrespeitoso.
A assessoria da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, emitiu uma nota que definia como abuso os atos por parte do ex-ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida. A ministra, que falou ao ‘Fantástico’ sobre a importunação sexual por parte de Silvio Almeida, afirmou que os atos de abuso duraram meses.
Os relatos sobre a conduta de Silvio Almeida são assédio e agressão contra a ministra da Igualdade Racial. A ministra Anielle Franco foi vítima de abuso sexual, que ocorreu em uma situação de violência sexual, que é assédio sexual. Em depoimento ao programa de televisão, a ministra Anielle Franco relatou que os abuses de Silvio Almeida foram assédio que agrediu a sua dignidade.
Abuso Sexual: O Silêncio e a Luta pela Justiça
Anielle, ex-colega de bancada de Silvio Almeida, decidiu se manifestar após prestar depoimento às autoridades, revelando que foi vítima de abuso. ‘Nenhuma situação de violência é fácil, ainda mais pra quem vive, pra quem está ao redor. No primeiro momento eu optei pelo silêncio. Tem uns estágios que faz você se sentir culpada, vulnerável. Eu precisei refletir, pensar, viver tudo o que tinha acontecido’, começou, enfatizando a dificuldade de romper o ciclo de violência.
As denúncias de assédio sexual atribuídas a Almeida, envolvendo casos que teriam ocorrido no ano passado, vieram à tona no início de setembro, quando a ONG Me Too revelou que recebeu relatos de abuso sexual de diversas mulheres. ‘Como ocorre frequentemente em casos de violência sexual envolvendo agressores em posições de poder, essas vítimas enfrentaram dificuldades em obter apoio institucional pra a validação de suas denúncias. Diante disso, autorizaram a confirmação do caso para a imprensa’, continua o texto, destacando a importância da validação das denúncias.
Outras mulheres também denunciaram Almeida, e o programa conseguiu entrar em contato com sete vítimas que alegaram terem sido assediadas e vítimas de agressão. ‘Começa com falas e cantadas malpostas e vai escalando para um desrespeito pelo qual eu também não esperava, até situações que mulher nenhuma deveria passar’, declarou Anielle, enfatizando o desrespeito e a violência sexual.
Anielle também lamentou não ter sido respeitada quando expôs o abuso. Silvio Almeida nega veementemente todas as acusações. Segundo seu advogado, a investigação é sigilosa.
Fonte: @ Hugo Gloss
Comentários sobre este artigo