O processador Arrow Lake da Intel se destaca em comparativos com modelos anteriores e concorrentes AMD, destacando-se por 24 núcleos, performance elevada, arquitetura atualizada, suporte a até 32 cores, unidades de medida eficientes, frequência de 3,2 GHz com boost até 5,8 GHz e CPUs competitivas contra modelos da AMD.
Um suposto material de divulgação dos novos processadores Intel Arrow Lake veio à tona, trazendo informações sobre a performance dos CPUs em comparação com modelos anteriores e concorrentes da AMD. Os dados são abordados com destaque à eficiência energética, um ponto-chave para o setor de hardware.
Os números mencionados foram suficientes para mostrar a capacidade dos novos processadores da Intel em se comparar com concorrentes da AMD, como o AMD. Além disso, houve menção a modelos como o Core i9-14900K e ao seu consumo de energia, bem como ao Ultra e seu 9 285K. No entanto, o conteúdo não oferece detalhes sobre quando esses novos processadores serão lançados, nem como eles se compararão aos modelos mais recentes da Intel, como o Intel.
Anúncios de lançamento de novos processadores Intel Ultra
A AMD está prestes a enfrentar uma concorrência feroz com a Intel, que está prestes a lançar seus novos processadores Intel Ultra. O primeiro modelo a ser apresentado é o Intel Core Ultra 9 285K, um processador que promete entrega um desempenho quase equivalente ao do Intel Core i9-14900K, mas com um consumo de energia significativamente menor – 447W contra 527W, respectivamente.
Esse é um dos mais poderosos da geração, e seu desempenho quase idêntico ao do I9-14900K é uma surpresa, considerando que o consumo de energia é cerca de 15% menor. Além disso, o Core Ultra 9 285K entrega uma média de 261 quadros por segundo contra os 264 fps do Intel Core 14900K em jogos, uma diferença quase irrisória.
A disputa com o concorrente Ryzen 7950X3D, o topo de linha da AMD, é quase um empate. O componente da rival leva a melhor por uma margem bem pequena em jogos, mas perde em benchmarks de produtividade. Resultados semelhantes são obtidos na disputa entre o Core Ultra 9 285K com o Ryzen 9950X.
Em outra publicação compartilhada no X, o material mostra os ganhos em IPC (sigla em inglês para ‘Instruções por Clock’) da nova arquitetura de cores da Intel, a Lion Cove e Skymont. No slide, o novo Intel Arrow Lake é 9% mais rápido em IPC em núcleos de performance e 32% nos de eficiência, em comparação aos atuais modelos.
Os novos processadores Intel Arrow Lake ainda não têm data de lançamento, mas o anúncio deve acontecer ainda em outubro. A expectativa é de que o Intel Core Ultra 9 285K será composto por 24 núcleos híbridos (8 de performance, 16 de eficiência), todos construídos com a nova arquitetura de cores Lion Cove e Skymont. A frequência deve variar entre 3,7 GHz e 5,7 GHz em boost.
Esse será um lançamento importante para a Intel, considerando a má fase que a empresa enfrenta nos últimos meses. As estreias nem precisam representar uma reviravolta fantástica, mas não podem errar de forma tão drástica quanto as gerações anteriores.
Fonte: @Tech Mundo
Comentários sobre este artigo