O livro da economista chinesa Keyu Jin destaca os caminhos futuros da economia global, abordando temas como ambiente, geopolítico, sistema econômico e regime político, além da importância dos empreendedores em uma economia em ascensão.
Na sequência da participação no G20, no Rio de Janeiro, Xi Jinping decidiu prolongar sua estadia no Brasil. Em Brasília, ele se encontrou com Luiz Inácio Lula da Silva, e juntos eles assinaram 37 acordos comerciais, refletindo uma parceria sólida entre ambos os países. A China se destaca como a parceira comercial mais importante do Brasil, desde 2009.
A China se consolida como um parceiro de peso para o Brasil, especialmente quando se considera o potencial das áreas de agronegócio e tecnologia. Em 20 de novembro, em Brasília, Xi Jinping e Luiz Inácio Lula da Silva selaram 37 acordos comerciais, fortalecendo o vínculo entre os dois países. Essa parceria pode revolucionar o futuro econômico do Brasil, com muitas oportunidades de cooperação no agronegócio e tecnologia.
O Impacto da Nova China no Mercado Global
Em um ambiente de incerteza, onde o mercado global está em um estado de flutuação, é essencial colocar de lado as discussões ideológicas e mergulhar mais profundamente na compreensão da China, o segundo maior player econômico global. O livro ‘A Nova China: Para Além do Capitalismo e do Socialismo’, escrito por Keyu Jin, é uma análise inovadora que oferece uma visão por dentro da economia chinesa, feita por uma economista chinesa com profundo conhecimento do Ocidente.
A compreensão ocidental sobre a economia chinesa está frequentemente baseada em suposições ultrapassadas e informações incompletas. É nesse contexto que a obra de Keyu Jin ganha destaque, contando com a recomendação ilustre de Tony Blair, ex-primeiro-ministro do Reino Unido. Para ele, Keyu Jin aprofunda a análise dos mecanismos de um sistema único, oferecendo uma visão clara e baseada em dados sobre o funcionamento de um país que se identifica como comunista, mas opera segundo os preceitos do capitalismo.
A ascensão da China está no centro de uma das maiores mudanças geopolíticas do século 20, marcada pelo fim do domínio exclusivo do Ocidente. A perspectiva de Keyu Jin, uma pensadora brilhante com compreensão tanto da China quanto do Ocidente, torna seu livro uma leitura essencial para entender as implicações dessa mudança.
Ao longo dos últimos 35 anos, a China está se preparando para entrar em uma nova era, moldada por uma geração mais jovem e radicalmente diferente. A obra de Keyu Jin aborda as consequências surpreendentes da política do filho único da China, o complexo relacionamento de governo com empreendedores, o turbulento sistema financeiro e o recente surto de tecnonacionalismo. A China, sob a análise de Keyu Jin, avança por meio de uma dinâmica frequentemente mal compreendida.
Como professora associada de economia da London School of Economics (LSE), Keyu Jin traz uma experiência única, tendo trabalhado por um longo período no Banco da China, no Banco Mundial e no Fundo Monetário Internacional (FMI). Nascida e criada na China, Keyu Jin graduou-se e se pós-graduou em economia pela Harvard University, nos Estados Unidos. Atualmente, ela vive com sua família entre Londres e Pequim.
A obra de Keyu Jin destaca o manual novo para inovação e tecnologia que a China opera, com impacto esperado na economia global na década atual. Como especialista em economia bicultural, ela busca desmistificar uma série de pontos sobre a China, conhecendo tanto a economia quanto os hábitos e costumes orientais e ocidentais.
A ‘nova China’ é um modelo próprio, desenvolvido em alinhamento com suas condições e cultura, que desafia conceitos convencionais e demonstra resultados há décadas, conforme escreve Keyu Jin. O livro desvenda o que ela chama de enigma chinês — de seu mercado financeiro complexo à sua ascensão econômica — oferecendo uma visão inovadora sobre a economia chinesa.
Fonte: @ NEO FEED
Comentários sobre este artigo